Bodas de Ouro Ao Vivo.

Veja mais videos do Rennegados no Bodas de Ouro clicando aqui!

Matéria do Diário do Pará sobre o show Bodas de Ouro

Veteranos do rock paraense fazem show e gravam DVD





 Às vésperas do aniversário de 25 anos da banda Delinquentes, Jayme Katarro foi para a rua panfletar. Na semana passada, o vocalista tirou o dia para bater perna, fazer corpo-a-corpo e levar pessoalmente um convite aos fãs que costumam frequentar a Praça da República aos domingos. A boa nova trazida pelo velho punk é o show “Bodas de Ouro”, que irá reunir três ícones do rock paraense: Delinquentes, Norman Bates e Rennegados.

“A galera vibrava, alguns agradeciam ao saber da notícia. O público é muito carente de shows pesados. Sempre que tem show, vai com sede”, conta.


Única banda da geração anos 80 que se manteve na ativa de forma ininterrupta, a Delinqüentes foi alçada ao status de lenda no cenário independente paraense. Responsáveis por colocar Belém no mapa do punk brasileiro, eles são até hoje referência para bandas que se formaram na cidade. Mas fama não enche barriga, e Jayme sabe muito bem disso. Mantendo viva a chama do “faça você mesmo” que o inspira desde o começo da carreira, ele produz e dirige o show de aniversário em parceria com os integrantes do Norman e do Rennegados.


A data está sendo classificada pelos organizadores do evento como histórica. Não à toa. Além dos 25 anos de Delinqüentes, estão sendo celebrados os 15 anos do Norman Bates e os dez anos do Rennegados. Três gerações do punk paraense reunidas pela primeira vez no palco.


Para eles, completar um ano de banda em Belém é para se comemorar, já que os grupos se desenvolvem sem recurso, sem possibilidade de difusão. Ou seja, tentar viver de música por tanto tempo é algo digno de nota.


Tanto que os planos são de guardar o momento para posteridade. O show será o mote para a gravação de um DVD com o registro ao vivo das três bandas. Idealizado pela Associação Pro Rock, o DVD será dirigido por Robson Fonseca, do programa Invasão (TV Cultura), em parceria com Multi AB Produções e Jambu Filmes. Além do show, o documentário terá depoimentos dos integrantes das bandas e de personalidades que fizeram parte dessa história.


De fato, documentários sobre rock são uma raridade no Pará. Os únicos a contarem com um registro audiovisual são a banda de heavy metal Stress, que lançou um DVD com o show que marcou o seu retorno em 2005, e o grupo de pop rock Mosaico de Ravena, com um curto documentário sobre sua trajetória incluído no disco “Memorial” (2007).


“Uma característica das bandas paraenses é que elas se reinventam o tempo todo. Se não guardar esse registro, se perde mesmo”, teoriza John Big Head Bógea, guitarrista do Rennegados. O grupo de hardcore é o mais novo representante da mais recente face do punk em Belém: bem mais agressiva, rápida e barulhenta do que seus predecessores. “Agora fazemos parte da historinha do punk”, ironiza.

Nenhum comentário: